Um transformador monofásico é um componente muito importante para grandes empresas e indústrias. Ele auxilia na questão elétrica e pode tornar muito mais fácil seu trabalho. Se está com dúvidas e não sabe para que serve um transformador monofásico, continue lendo esse texto que vamos explicar melhor sua utilidade e todos os detalhes que você precisa saber.
Entenda para que serve um transformador monofásico
Para você entender, basicamente um transformador monofásico é utilizado para alimentação de circuitos de comando de uso industrial. Se sua empresa precisa transformar 127V em 220V ou o inverso, o equipamento auxilia exatamente nisso. Caso sua empresa tenha uma tensão diferente da que é necessária para o momento, com um transformador monofásico o problema é resolvido sem maiores dificuldades.
E é interessante também por evitar maiores investimentos em estrutura e também solucionar os problemas relacionados com as tensões de forma ágil. Não tenha dúvidas de que é uma máquina indispensável para seu empreendimento que passa por esse tipo de situação.
Para entender ainda mais a aplicação desse equipamento na prática, é possível observar a utilização da máquina em alguns sistemas de redução de tensão em circuitos eletrônicos que estão presentes em diversos equipamentos. Um exemplo são os eletrodomésticos.
Há situações em que a tensão deve ser reduzida para níveis menores, onde serão disponibilizadas tensões de pequenas escalas que são utilizadas pelos circuitos eletrônicos de determinado aparelho. Um exemplo nesse caso é o carregador de celular, que tem tensão de 127V ou 220V e pode ser reduzida para 9V.
No blog explicamos também o que é um transformador monofásico para você entender ainda mais sobre o funcionamento.
Aqui na Wise Transformadores todos os equipamentos vendidos são próprios para alimentação de circuitos de comando ou de uso industrial. Também, se necessário, os transformadores podem ser oferecidos com gabinetes metálicos, conferindo o grau de proteção IP23.
Quais as aplicações de um transformador monofásico?
Um transformador monofásico pode ser aplicado em diferentes sistemas que necessitem de energização. Mais especificamente, em circuitos de comando ou de uso industrial, como por exemplo:
- Alimentação de equipamentos domésticos, como eletrodomésticos.
- Motores elétricos de ferramentas.
- Equipamentos pequenos e industriais.
- Bombas e compressores.
- Entre outras aplicações.
Antes de adquirir o seu transformador, é muito importante conversar com um profissional qualificado para se certificar de que você fará a melhor escolha possível. Afinal, cada tipo de trafo deve ser usado em aplicações para as quais ele foi realmente desenvolvido. Assim, aumenta-se a eficiência energética e diminui-se as chances de acidentes.
Para saber mais sobre este assunto em específico, veja este conteúdo: Quais são as principais aplicações dos transformadores?
Vantagens do transformador monofásico
Investir em um transformador monofásico, depois de compreender para que ele serve, pode ser uma boa ideia. Afinal de contas, ele é capaz de proporcionar alguns benefícios bem específicos. Conheça alguns deles:
- Custo-benefício: Os transformadores que são monofásicos costumam ter um preço mais acessível, o que pode ser interessante para quem busca uma economia a mais que não comprometa a qualidade do sistema elétrico.
- São versáteis: Podem ser usados em diferentes aplicações, como vimos no tópico acima, o que facilita o uso do equipamento no cotidiano de trabalho.
- Transporte e instalação facilitados: Como o transformador monofásico costuma ser menor e mais leve do que muitas outras opções, tendencialmente ele se torna uma opção mais fácil de instalar e até mesmo transportar.
- Ideais para baixa tensão: Oferecem maior eficiência em sistemas elétricos de baixa tensão.
Perceba que muitos dos benefícios do transformador monofásico estão envolvidos com o fato de que ele é mais compacto, otimizado e preparado para aplicações de baixa tensão.
Veja também o artigo: Qual a diferença entre Trafo e Transformador?
Desvantagens do transformador monofásico
Apesar de ser muito interessante para uma série de aplicações, não podemos deixar de esclarecer que o transformador monofásico também pode apresentar algumas desvantagens em alguns tipos de aplicações. Vejamos algumas delas:
- Menor capacidade de transferência de energia: Comparando os transformadores monofásicos com os transformadores trifásicos, os monofásicos em geral têm uma capacidade de potência menor. É por isso que eles devem ser usados apenas em sistemas para os quais foram desenvolvidos.
- São maiores e mais pesados se comparar com fontes chaveadas: Muitas vezes, transformadores monofásicos também são utilizados em sistemas eletrônicos de pequeno porte, mas se compará-los com fontes chaveadas, pode-se considerar que são mais pesados e maiores. Porém, deve-se destacar que o transformador é mais robusto e apresenta características um pouco diferentes, então esse comparativo só é válido para algumas aplicações.
É importante ressaltar que essas desvantagens existem, porém nem sempre a comparação é válida, pois por exemplo os transformadores trifásicos possuem aplicações diferentes em sistemas distintos dos transformadores monofásicos: enquanto um normalmente é para potências maiores, o outro em geral é para circuitos auxiliares e menores ou para adequação de tensão de pequenos equipamentos. Portanto, deve-se ter cuidado e comparar corretamente caso a caso.
Como funciona a manutenção dos transformadores monofásicos?
Até aqui, pudemos saber um pouco mais sobre para que serve um transformador monofásico, compreendendo as suas aplicações, vantagens e desvantagens.
Mas, e depois de aplicá-lo, como funcionará a manutenção?
Basicamente, é necessário investir na manutenção preventiva de transformadores, para que o profissional possa avaliar a integridade de todos os componentes presentes do dispositivo. Dessa maneira, será possível analisar se há necessidade de troca ou de falhas iminentes, para garantir que o sistema elétrico continue funcionando adequadamente.
Já no caso de falhas que já estejam acontecendo, o técnico deverá avaliar quais são as falhas para assim dar um diagnóstico preciso do erro do transformador. Depois disso, é possível fazer o conserto do equipamento ou decretar a sua substituição, caso não seja viável consertá-lo. Vale ressaltar que o tempo entre uma manutenção para outra varia de caso a caso. O ideal é sempre conversar com um técnico para que ele avalie a situação e prescrever uma avaliação preventiva mais alinhada às necessidades energéticas do sistema em questão.
Veja nesse vídeo um teste de funcionamento que fizemos com um Transformador Monofásico:
Dados técnicos nominais do transformador monofásico da Wise
- Potência: à partir de 20VA.
- Tensões padrões: 220, 380, 440V.
- Classe de temperatura F (155ºC), line de elevação de temperatura nos enrolamentos de 105º.
- Tensão de isolação 0,6kV.
- Freqüência 60 Hz.
- Tensão aplicada a freqüência industrial: 2,5kV.
- Limite de sobretensão normal até 5% do especificado, mantida a corrente nominal dos enrolamentos.
- Altitude normal até 1000 metro acima do nível do mar.
- Mediante solicitação, outros dados técnicos, podem ser considerados para atender necessidades especiais.
Ficou interessado no produto? Faça o download do nosso catálogo de transformadores elétricos.
Saiba um pouco mais sobre a Wise Transformadores
A nossa empresa está localizada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Nos dedicamos a fabricação de transformadores há mais de 20 anos. Priorizamos sempre o investimento constante em infraestrutura, qualificação e treinamento de toda a nossa equipe para que o resultado final do nosso produto atinja excelência.
Todos os nossos transformadores são testados e identificados individualmente, permitindo assim o rastreamento de todo o processo pelo número de série.
Se a sua empresa precisar de equipamentos nessa linha, pode contar conosco, temos o que você está procurando. Entregamos tudo que você precisa em toda a América Latina
Caso tenha ficado com alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente pelo e-mail vendas@wisetransformadores.com.br ou pelo telefone (47) 3276-8640.