Ao entender quais são as principais aplicações dos transformadores, você garante um entendimento amplo sobre como funcionam as redes elétricas de maneira geral. Afinal de contas, o transformador é um equipamento elétrico fundamental para constituir uma rede de energia equilibrada, limpa, sem ruídos e com a tensão certa para cada projeto.
Portanto, neste artigo, a Wise Transformadores vai te ajudar a entender mais sobre quais são as principais aplicações dos transformadores!
Continue lendo.
Veja quais são as principais aplicações dos transformadores
Um transformador é muito mais complexo e útil do que você imagina. Afinal, ele tem uma atividade importantíssima dentro de uma rede de distribuição elétrica, já que antes mesmo de a energia chegar na sua casa, ela vai passar por um transformador.
No entanto, existem muitos tipos de transformadores e cada um deles vai ter uma utilização específica. Ainda neste artigo, saiba mais sobre os transformadores a seco e a óleo – dois dos principais modelos.
Mas antes, veja quais são as principais aplicações dos transformadores:
- Manter as tensões para longas distâncias.
- Entregar energia limpa e equilibrada para dentro de casa.
- Converter tensões para determinados usos.
A seguir, saiba mais detalhes sobre esses usos.
Manter as tensões para longas distâncias
Um transformador elétrico é um aparelho indispensável para conduzir energia por longas distâncias. Ele não é o responsável pela condução em si. Mas sim, pela garantia da qualidade da energia que chega no destino final.
Isto é, colocando transformadores no meio do caminho, eles garantem a “manutenção” da energia que está sendo transmitida e assim a tensão não se perde no meio do caminho.
Entregar energia limpa e equilibrada para dentro de casa
A energia que entra na sua casa e que ajuda a carregar o seu celular ou computador para ler este artigo, passa por um transformador. Afinal, a energia que é produzida e enviada pelos cabos de alta tensão não chega de maneira adequada nas tomadas. Antes, ela precisa ser transformada para a rede elétrica da sua residência.
E adivinhe quem é o responsável por essa transformação? Sim, o transformador! A energia entra equilibrada, sem oscilações que podem queimar os equipamentos e de maneira silenciosa.
Converter tensões para determinados usos
Algumas regiões do Brasil têm tensões 110v e outras 220v. No entanto, para que a energia chegue nessa configuração até as tomadas da sua casa, ela deve ser transformada pelo transformador elétrico. Portanto, essa é mais uma das aplicações básicas do transformador: ele deixa a energia dentro da tensão adequada para determinada necessidade elétrica. Afinal, se você ligar um aparelho 220v em uma tomada e ela estiver com uma tensão mais alta do que isso, ele vai queimar instantaneamente.
Transformador a seco e transformador a óleo – quais são as suas diferenças?
Existem alguns tipos de transformadores para as mais diferentes aplicações. Cada projeto elétrico vai demandar um transformador diferente e, por isso, um engenheiro elétrico precisa elaborar um plano adequado para cada necessidade.
Mas existem dois tipos de transformadores que são muito usados e que estão presentes em várias redes: a óleo e a seco! Entenda mais sobre cada um deles.
Transformador a óleo
Uma indústria de transformadores industriais vai produzir equipamentos de alta capacidade para determinadas aplicações. Os transformadores a óleo, portanto, são muito populares para redes externas. Eles são resfriados a partir de óleo, embora podem exigir determinadas manutenções mais “pesadas”, além dos riscos de vazamento do óleo.
Transformador a seco
Para redes internas como condomínios, galpões ou galerias, o transformador a seco é a melhor alternativa. Afinal de contas, ele é resfriado com a temperatura do ambiente e não corre o risco de explosões devido às altas temperaturas de um ambiente fechado.