A manutenção preventiva em transformadores é essencial para todas as empresas que desejam aumentar a vida útil e diminuir os seus gastos com esses equipamentos.
Por meio de cuidados periódicos é possível evitar e atenuar os desgastes naturais causados por fatores externos que podem reduzir o desempenho.
Dessa forma, investir na manutenção preventiva torna-se um investimento e traz ótimos retornos para a sua empresa.
Se você quer saber mais sobre o tema e aprender os principais benefícios da manutenção preventiva em transformadores, continue lendo este artigo da Wise Transformadores e confira.

Por que investir na Manutenção Preventiva em Transformadores?
A manutenção preventiva em transformadores tem como principal objetivo analisar as condições gerais dos equipamentos e programar as manutenções que precisam ser feitas antes que ele pare de funcionar de forma completa.
Assim, é possível reduzir o tempo de paralisação total do fornecimento de energia, o que pode impactar no desempenho dos profissionais e da própria empresa de forma geral.
Dessa forma, a principal razão para se investir na manutenção preventiva em transformadores é evitar falhas e diminuir o tempo em que o equipamento ficará sem funcionar.
Além disso, outra razão é a redução de custos. Ao invés de aguardar até haver um problema grande que envolve diferentes procedimentos para a sua correção, é possível ter pequenos gastos para mantê-lo funcionando bem.
Uma indústria de transformadores industriais, como a Wise, produz todos os equipamentos de maneira muito segura e eficiente para funcionar em várias condições. Além disso, há margens de segurança que são aplicadas no desenvolvimento dos transformadores.
Mas mesmo assim, é preciso que haja manutenções preventivas para evitar danos à rede, aos equipamentos e também às pessoas que estão utilizando a rede elétrica.

O que está incluso na manutenção preventiva em transformadores?
Cada empresa conduz a sua manutenção preventiva de forma diferente da outra, mas, em geral, é feita uma inspeção total do equipamento, que inclui:
- limpeza das entradas e saídas de ar;
- avaliação do conjunto térmico;
- análise da pressão nos contatos do terminal;
- testes elétricos.
Além disso, se for necessário, também pode-se testar todos os acessórios para garantir o seu funcionamento correto.
Lembre-se que uma manutenção preventiva em transformadores garante uma série de benefícios para o usuário. Afinal, o transformador de potência precisa trabalhar de maneira segura. No entanto, muitas vezes isso somente será possível quando há inspeções rígidas e pontuais de tempos em tempos.
O tempo de manutenção entre um e outro transformador, vai depender totalmente do modelo, tamanho e utilização. Afinal, os transformadores a seco são diferentes dos a óleo, por exemplo. Logo, a manutenção e ajustes finos para o correto funcionamento, também são diferentes.

Quais são os benefícios da manutenção preventiva em transformadores?
Além de garantir o correto funcionamento e economizar dinheiro, é possível obter, a partir da manutenção de transformadores, um aumento de performance de maneira planejada. Afinal, muitas vezes basta um pequeno ajuste para que o transformador volte a funcionar perfeitamente.
Confira quais são os principais benefícios da manutenção preventiva, além daquilo que já mencionamos anteriormente.
Leia também o artigo: Transformadores Elétricos: O que são e quais as suas funções?
Aumento da vida útil do equipamento
Uma das principais razões para investir na manutenção preventiva em transformadores é para aumentar a sua vida útil.
Por meio da inspeção do equipamento é possível identificar problemas que podem comprometer o funcionamento do equipamento a longo prazo, tanto para indústrias quanto para pequenas empresas.
Dessa forma, por meio de cuidados periódicos é possível aumentar a durabilidade do equipamento e assim garantir o correto uso por muito mais tempo.

Melhor funcionamento
Muitas vezes, os transformadores não estão funcionando como deveriam, mas os colaboradores não notam.
Dessa forma, a manutenção preventiva também tem o benefício de garantir o funcionamento completo e de forma integral do equipamento, o que pode aumentar a produtividade e eficiência da equipe.
Para se aprofundar no assunto, leia o artigo: Quais são as principais aplicações dos Transformadores?
Mais segurança
Outro benefício da manutenção preventiva em transformadores está em oferecer mais segurança para todos os colaboradores que trabalham próximos desses equipamentos.
Por meio desse investimento é possível evitar acidentes de trabalho ou descargas de energias que podem ser evitadas.
Como é feita a Manutenção em Transformadores
A manutenção preventiva em transformadores é feita de muitas formas diferentes e isso vai depender do tipo do transformador. No entanto, vamos entender também quais são os principais tipos de manutenção em geral que pode ser feita em transformadores.
A seguir, entenda mais sobre o tema.

Preditiva
Se o objetivo é não paralisar o funcionamento, a manutenção preditiva é a mais indicada. Afinal, se pode fazer manutenção mesmo com o transformador funcionando, sem comprometer o seu uso.
Nela, o profissional analisa componentes, funcionamento e até mesmo uma análise térmica. Além disso, vários outros testes podem ser realizados. Em especial, para subestações ou transformadores de grande porte podem ser realizados outros testes mais avançados, com equipamentos especiais. Esse tipo de análise, muitas vezes, precede uma atividade preventiva. Afinal, se pode entender o atual quadro de desgaste e uso do trafo.
Leia também o artigo: Qual a diferença entre Trafo e Transformador?
Preventiva
As ações preventivas, como o próprio nome já sugere, são atividades de prevenção para manter o correto funcionamento do transformador. As manutenções, nesse caso, podem ser planejadas e organizadas de maneira estratégica, para não pausar a utilização do transformador e assim garantir o seu correto funcionamento por muitos anos.
Corretiva
Se o transformador já tem algum tipo de problema, esse problema precisa ser corrigido imediatamente. É uma ação urgente, que é tratada como ação corretiva. Nesse caso, a manutenção corretiva tem como objetivo justamente corrigir um problema existente.
A ação corretiva pode ser planejada ou não. Afinal, imprevistos podem acontecer e, portanto, um trabalho de correção deve ser feito.
Interna
E ainda, há a manutenção interna como uma alternativa para corrigir problemas ou mesmo analisar falhas do transformador. Nesse caso, o transformador precisa ser desmontado para que o profissional entenda o que pode estar acontecendo.
Acompanhe também o artigo: 4 Modelos de Transformadores de Energia – Conheça!

Invista na Manutenção Preventiva em Transformadores
Agora que você já sabe as principais razões para investir na manutenção preventiva em transformadores, chegou a sua vez.
Lembre-se que esse processo deve ser feito de forma periódica e que por meio dele será possível economizar na compra de peças ou até mesmo na compra precoce de outro transformador por falta de cuidados.
Apenas dessa forma você garantirá o bom funcionamento desse equipamento e poderá garantir a segurança de todos os seus colaboradores.
Se você quiser mais dicas para cuidar dos seus equipamentos e da sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco para tirar suas dúvidas.
