O transformador de potência é um equipamento de interface entre dois circuitos diferentes sendo, geralmente, um de alta tensão e outro de baixa tensão.
Princípio de funcionamento de um transformador de potência! É possível descrever o princípio de funcionamento do transformador de potência da seguinte forma.
Primeiro aplica-se uma tensão alternada no enrolamento primário, à medida que essa tensão vai aumentando cria-se um campo magnético no núcleo, cujo fluxo varia e percorre o enrolamento secundário.
A variação do fluxo magnético que percorre um condutor induz nesse condutor uma corrente elétrica. O aumento da corrente no enrolamento primário origina um aumento do fluxo magnético através do enrolamento secundário, induzindo nesse enrolamento uma tensão.
É este acoplamento eletromagnético entre os enrolamentos primário e secundário, acompanhado de uma transferência de energia elétrica, que está na base do funcionamento do transformador.
A energia elétrica da usina é repassada para a rede de transmissão, e o transformador de distribuição, que é a última etapa antes da energia elétrica chegar até o consumidor. Os princípio de funcionamento descrito acima está ilustrado na imagem a seguir:
A energia elétrica da usina é repassada para a rede de transmissão
Para saber mais as funcionalidades de um autotransformador acesse o artigo no botão abaixo: