10 de junho de 2024

Transformador de Potência: Qual seu princípio de funcionamento?

Imagem de um transformador de potência com bobinas de cobre em destaque, acompanhada do texto 'Transformador de Potência: Qual seu princípio de funcionamento?' e logotipo da Wise Transformadores.
Imagem de um transformador de potência com bobinas de cobre em destaque, acompanhada do texto 'Transformador de Potência: Qual seu princípio de funcionamento?' e logotipo da Wise Transformadores.
CONTEÚDO DO POST

Um transformador de potência é um equipamento elétrico cuja principal função é elevar ou rebaixar a tensão elétrica, adaptando-a às necessidades de diferentes sistemas.

A energia da fonte é conectada ao enrolamento primário, enquanto o enrolamento secundário fornece a tensão ajustada, adequada para alimentar cargas, como, por exemplo, uma máquina de solda.

Ao contrário do autotransformador, o transformador de potência não possui uma conexão elétrica direta entre os dois enrolamentos, sendo a transferência de energia realizada exclusivamente por meio de acoplamento magnético.

Transformador de potência com núcleo de ferro e enrolamentos expostos, em ambiente industrial, com bobinas em destaque.
Um transformador de potência pode elevar ou rebaixar a tensão.

Neste texto, apresentamos o princípio de funcionamento do transformador de potência de forma clara e objetiva.

Veja também o artigo: Como funciona um Transformador?

Princípio de funcionamento de um transformador de potência

É possível descrever o princípio de funcionamento do transformador de potência da seguinte forma:

Um enrolamento de entrada, chamado de primário, que recebe energia elétrica do sistema e que pode ser tanto de baixa, média e alta tensão. 

Diferente do transformador de partida, o transformador de potência possui um enrolamento de saída, chamado de secundário, que entrega a energia à carga conectada aos seus terminais e que também pode ser tanto de baixa, média ou alta tensão.

Princípio de Funcionamento de um Transformador de Potência.

Um núcleo ferromagnético – o mais utilizado é o aço silício de grãos orientados – compõe o circuito magnético do mesmo.

A passagem da corrente elétrica através do enrolamento principal de um transformador dá origem a um campo magnético. Esse campo magnético propaga-se com facilidade no interior do núcleo de ferro, por isso é conduzido em direção ao enrolamento secundário, induzindo assim a formação de uma corrente elétrica nesse enrolamento e essa corrente induzida gera a tensão no secundário.

O que indica se haverá aumento ou redução da tensão é a relação entre o número de espiras. Se no primário tem mais espiras que no secundário isso significa que é um transformador abaixador de tensão e vice versa. Se no primário e no secundário o número de espiras são iguais, tanto a tensão de entrada quanto de saída serão as mesmas.

Entenda também: Tipos de Transformadores e Autotransformadores

Transformador de potência e transformador de potencial são iguais?

Não. O transformador de potência aumenta ou diminui a tensão recebida, sendo um componente essencial do sistema elétrico. É usado na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. 

O transformador de potencial reduz a tensão elétrica de um sistema de alta tensão para valores mais baixos e padronizados. É usado para alimentar equipamentos de medição e relés, e é fundamental em sistemas de distribuição de energia e subestações. 

Abaixo temos a imagem de um transformador de potência e de um transformador de potencial.

Transformador de Potência e Transformador de Potencial

Veja também: O que é Tensão Elétrica? Qual a diferença para voltagem?

Onde comprar transformador de potência?

Wise Transformadores conta com mais de 20 anos de experiência de atuação no mercado nacional e internacional e uma equipe técnica capacitada para inovar cada vez mais suas tecnologias e melhor atender seus clientes.

Nós temos o equipamento que a sua empresa precisa, entre em contato conosco pelo e-mail vendas@wisetransformadores.com.br ou pelo WhatsApp (47) 3276-8660 e converse com nossos especialistas.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: