Indústria de Transformadores Elétricos
Atendemos todo o Brasil e América Latina

O que é um autotransformador e como funciona?

Você sabe o que é um autotransformador? Tem ideia de como funciona este tipo de equipamento? Não? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje! Pois nele vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre este assunto.

Primeiramente, iremos lhe explicar o que é um transformador para, depois disso, caracterizar um autotransformador. Pois desta forma você saberá como funcionam as etapas e saberá por que é importante investir neste tipo de produto.

Vamos lá?

o que é um transformador e como ele funciona?
o que é um transformador e como ele funciona?

Entenda o que é um transformador

Para que possamos compreender o que é um autotransformador e como ele funciona, é importante que saibamos, primeiramente, o que é um transformador

Basicamente, o transformador é responsável por manter qualquer rede energizada de uma maneira mais equilibrada e, podemos dizer, “saudável”. Sua função primordial é a de transformar as tensões que vem da rede, em um máximo 220 v, que pode variar entre 110 v e 127 v. 

Vale lembrar que estas variações acontecem de acordo com cada região do país e, portanto, é preciso estar sempre atento a tensão para que não sejam prejudicados alguns equipamentos, por exemplo. Até mesmo por conta dessas variações que o transformador é necessário ter todas as residências.

O que é um autotransformador?

Agora que já sabemos o que é um transformador, podemos pensar nas funções e objetivos do autotransformador

Como mencionamos anteriormente, cada região do país poderá apresentar a sua própria tensão de voltagem diferente. Desse modo, é preciso que os equipamentos e instalações se adaptem, evitando que haja oscilações que prejudiquem os mesmos.

É aqui que entra o trabalho do autotransformador. Ele identificará a tensão energética de entrada e saída, com o objetivo de convertê-la para não causar danos nos equipamentos.

Desse modo, o autotransformador sempre trabalhará com o intuito de manter um equilíbrio na tensão, de uma maneira que sustente cada componente de um equipamento de uma forma que não o sobrecarregue e o estrague.  

Como funciona um autotransformador?

Basicamente, o autotransformador é feito para compreender a tensão que a rede de energia está enviando para um equipamento, e qual é a tensão que este equipamento suporta. Durante esta análise, ele avaliará qual voltagem é a ideal para manter tudo funcionando sem sobrecarga e sem falta de energia. Assim, ele protegerá todos os componentes do equipamento. 

Imagine, por exemplo, o seu computador. Vamos supor que a tomada que você deseja ligá-lo apresenta uma tensão de 220 v. Entretanto, você sabe que o seu computador foi projetado para uma tensão de 127 v. Isso significa que se você ligá-lo sem nenhum tipo de proteção (como a de um autotransformador), ele poderá se sobrecarregar e, como consequência, ter algumas de suas partes danificadas e queimadas.

Desse modo, ao utilizar o autotransformador, ele entenderá que a tomada em questão é 220, enquanto que o computador é 127. Logo, ele automaticamente proporcionará um equilíbrio nesta energia, garantindo que o aparelho funcione normalmente, dentro de todas as suas funções, e não seja prejudicado com nenhum tipo de excesso.

Logo, você poderá usá-lo normalmente, de um modo protegido, e efetivo. 

Qual a diferença entre um transformador e um autotransformador?

Mas afinal, qual a diferença entre um transformador e um autotransformador? Quando usar uma opção e quando aderir a outra? Ter esse conhecimento é fundamental para conseguir fazer uma compra mais assertiva. Por isso, unimos os pontos de diferenciação entre ambos para que você saiba escolher exatamente o que é mais adequado para você. Veja:

  • Transformador: Possui apenas uma tensão de saída para uma tensão de entrada. São maiores.
  • Autotransformador: Possui até duas tensões de entrada – em 220v ou 110v. São mais compactos.

Basicamente, essa é a maior diferenciação entre ambos. No caso do autotransformador, ele costuma ser muito utilizado em residências, sendo excelente para as mais diversas necessidades domésticas.

Como escolher um autotransformador de energia?

Além de escolher uma boa empresa de transformadores, é preciso saber escolher o melhor equipamento para o seu projeto, certo? Assim você garante um custo-benefício mais elevado e poderá usar o seu autotransformador de uma maneira mais segura e efetiva. Veja algumas considerações importantes:

  • Entenda qual a funcionalidade que você precisa suprir: Você quer um autotransformador para uma viagem, ou para uso doméstico?
  • Conheça as marcas consolidadas: Invista em um autotransformador que seja de uma marca consolidada no mercado. Nada de comprar algo “muito barato” e duvidoso que possa colocar a sua segurança em risco, hein?
  • Adquira produtos que tenham padrões de qualidade e passem por testes: Os autotransformadores da Wise, por exemplo, passam por testes de qualidade para que você receba um produto de alto padrão na sua casa.

E se você ainda tiver dúvidas sobre como escolher o melhor autotransformador, pode entrar em contato conosco para assim saber mais sobre as opções que temos para você. Estamos à disposição para encontrar a melhor solução para o seu caso.

Vantagens de investir em um autotransformador Wise

Um autotransformador pode oferecer vantagens para você. Veja:

  1. Alto rendimento: Oferecendo o suporte que você precisa.
  2. Durabilidade e qualidade: Para uma longa vida útil.
  3. Economia: Você poderá ter uma grande economia ao investir em um autotransformador qualificado.
  4. Segurança: Oferecemos equipamentos com alta segurança para você incluir nos seus projetos sem se preocupar.

Quais as principais aplicações dos autotransformadores?

Basicamente, as principais aplicações dos autotransformadores são justamente as que visam a adequação dos níveis de tensão sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. 

Costuma ser muito utilizado em residências, por ser leve, compacto e promover uma proteção a mais para os equipamentos.

O que saber antes de comprar um autotransformador?

Antes de comprar um autotransformador, conheça um bom fabricante de transformadores. Isto é, saiba mais sobre a empresa que você está adquirindo o produto, pois como se trata de um equipamento elétrico, precisamos de muita atenção e cuidado. Afinal, um pequeno deslize e já poderemos perder equipamentos eletrônicos e, pior do que os danos materiais, podemos ainda sofrer danos físicos e acidentes. 

Portanto, não hesite em nos contatar na hora de escolher o melhor autotransformador para você.

o que saber antes de comprar um transformador
o que saber antes de comprar um transformador

Opte sempre por qualidade e credibilidade

Viu só como entender o que é um autotransformador é muito mais fácil do que você pensava? Pois é! Agora você já sabe qual a importância do mesmo e, por conta disso, é igualmente imprescindível que você saiba escolher opções de qualidade e que realmente auxiliem nos cuidados com a parte elétrica em sua casa ou empresa.

Assim você garantirá a proteção necessária, visto que este tipo de área precisa de atenção para, desse modo, não acarretar em consequências que podem, até mesmo, serem perigosas.

Caso tenha alguma dúvida sobre qual tipo de autotransformador é o ideal para você, converse com a nossa equipe especializada no assunto. Nós iremos lhe apresentar a opção que melhor se enquadra em suas necessidades, a fim de manter a qualidade no cuidado com o equilíbrio energético de sua empresa ou residência. Conte com a gente!