Nos dias atuais, os transformadores são muito utilizados para gerar segurança e uma energia limpa e equilibrada para indústrias e casas. Mas ainda é muito comum surgirem dúvidas referente aos modelos e suas funções, já que existem vários. Por isso, continue lendo este artigo da Wise Transformadores para saber como funciona o transformador de isolamento e outras características desse equipamento tão importante (e indispensável) para o seu projeto elétrico. Seja ele industrial, caseiro, predial ou outros.

O papel da tecnologia nos transformadores
O avanço da tecnologia fez surgir inovações e melhorias para diversos setores, inclusive para a eletricidade, que desenvolve a capacidade de funcionamento de cada equipamento.
Antes disso, não podemos esquecer de comentar o que faz a energia elétrica chegar corretamente dentro dos equipamentos, uma vez que não é uma tarefa tão fácil de ser executada.
Com isso, a Wise Transformadores utiliza um exemplo que torna mais claro este entendimento, veja:
Quando colocamos um aparelho na tomada e em seguida apertamos um botão, os processos simultâneos que ocorreram são diversos. E isso tudo se deve ao uso do transformador, sendo o responsável para que a energia chegue a sua residência de maneira limpa, segura e sem danificar o aparelho que você ligou na tomada.
O que é um transformador?
Acreditamos que para ser mais fácil o entendimento de um transformador isolador, seria interessante ter o conhecimento sobre o que é um transformador e seu funcionamento em geral.
O transformador é responsável por transformar a energia elétrica, mudando os níveis de tensão para que ela fique apta para o equipamento ou componente que vai receber energia.
Basicamente, a função do transformador é tornar possível que a energia seja composta de todas as características necessárias, fazendo com que funcione adequadamente em um aparelho ou componente comum, dentro da sua casa.
O Brasil, por exemplo, tem dois tipos de voltagens disponíveis: 110v e 220v. Ambas são eficientes e suficientes para determinados tipos de aparelhos elétricos. No entanto, cada aparelho elétrico está configurado para um tipo de voltagem específica.
Isto é, se a sua televisão está configurada para 110v e você ligá-la em uma voltagem 220v, ela vai queimar. Afinal, a corrente é mais forte do que o aparelho suporta.
Caso seja ao contrário (televisão 220v ligada em 110v), ela vai funcionar normalmente. Mas em alguns casos, alguns aparelhos podem perder potência quando ligados em voltagens menores.

Mas então como a tomada sabe exatamente a voltagem de cada aparelho para que eles não queimem?
Na verdade, ela não sabe. Quem faz esse trabalho de transformar a corrente elétrica em uma energia adequada, é o transformador – tema do nosso artigo!
Assim sendo, o transformador consegue não só converter a energia para a voltagem correta para a sua casa. Mas também, ele consegue deixar a energia limpa, equilibrada e eficiente, de maneira que os equipamentos não tenham oscilações.
O transformador é realmente muito importante para todo e qualquer projeto elétrico. Um simples carregador de celular só vai funcionar corretamente com um transformador fazendo o trabalho de conversão. E o mesmo vale para máquinas pesadas dentro de parques industriais, marcenarias e outros.
Como funciona o transformador isolador?
Cada transformador possui uma funcionalidade que foi projetada para atender as necessidades de cada tipo de equipamento. Assim sendo, dentre os diversos modelos de transformadores, está o transformador isolador.
Em cada transformador existem dois enrolamentos, sendo o primário e o secundário. Em relação ao transformador isolador, há dois enrolamentos, no qual ele consegue manter nos enrolamentos a mesma tensão, ou seja, se o enrolamento primário recebe uma tensão de 125V, no enrolamento secundário também teremos 125V. Interessante, não é mesmo?

Para que serve o transformador isolador?
Este modelo de transformador é ideal para circuitos eletrônicos, porque ele tem a capacidade de isolar a tensão entre os enrolamentos. Logo, reduz a quantidade de ruídos no isolamento secundário, algo que é muito relevante para a eletrônica.
O funcionamento se dá através das duas espirais de fios, conhecidas por circuito primário e circuito secundário, que dependem da variação do fluxo magnético. Sendo assim, só funcionam em correntes alternadas.
Se você se interessou pelo assunto dos transformadores, acompanhe mais artigos aqui no blog da Wise Transformadores. Afinal, existem vários artigos falando sobre os transformadores e suas funcionalidades em geral, para que você se torne um expert sobre o assunto.
Conte com a Wise Tranformadores para encontrar o transformador certo para o seu projeto elétrico. Fale com um especialista agora mesmo e garanta segurança e eficiência!