Entenda o que é um transformador
Basicamente, um transformador elétrico é um dispositivo que visa baixar ou aumentar a tensão elétrica de um determinado sistema. Assim, ele “equilibra” os níveis de energia que chegam ao equipamento que será alimentado.
Se um maquinário em uma indústria precisa de uma alimentação elétrica de 110V, mas a tomada disponível é de 220V, o transformador será o responsável por diminuir a tensão para que o equipamento não sofra com uma sobrecarga. O inverso também pode acontecer – ou seja, quando há a necessidade do aumento de tensão.
Sendo assim, podemos dizer que os transformadores elétricos visam promover uma maior proteção para uma série de sistemas, sendo indispensável no setor industrial e até mesmo em nossas residências.
A função básica de um transformador é essa que explicamos acima. Ele serve para baixar ou aumentar as tensões e correntes elétricas em circuitos de consumo.
Por isso, sempre vemos transformadores grandes nos postes que estão na rua. A função é abaixar a tensão da rede elétrica para níveis domésticos. Nas empresas, os transformadores são utilizados para converter a energia elétrica de uma corrente alternada.
Um conversor de energia elétrica possui mais componentes, como por exemplo, semicondutores, indutores, os próprios transformadores e capacitores. Eles podem ser usados em tensão com entrada CC ou CA, para convertê-los em CA ou CC, respectivamente.
Assim, podemos dizer que transformador e conversor são dois tipos de dispositivos de energia, com aplicações e especificidades diferentes