O avanço da tecnologia fez surgir inovações e melhorias para diversos setores, inclusive para a eletricidade, que desenvolve a capacidade de funcionamento de cada equipamento.
Antes disso, não podemos esquecer de comentar o que faz a energia elétrica chegar corretamente dentro dos equipamentos, uma vez que não é uma tarefa tão fácil de ser executada.
Quando colocamos um aparelho na tomada e em seguida apertamos um botão, os processos simultâneos que ocorreram são diversos. E isso tudo se deve ao uso do transformador, sendo o responsável para que a energia chegue a sua residência de maneira limpa, segura e sem danificar o aparelho que você ligou na tomada.
Acreditamos que para ser mais fácil o entendimento de um transformador isolador, seria interessante ter o conhecimento sobre o que é um transformador e seu funcionamento em geral.
Transformador
O transformador é responsável por transformar a energia elétrica, mudando os níveis de tensão para que ela fique apta para o equipamento ou componente que vai receber energia.
Basicamente, a função do transformador é tornar possível que a energia seja composta de todas as características necessárias, fazendo com que funcione adequadamente em um aparelho ou componente comum, dentro da sua casa.
O Brasil, por exemplo, tem dois tipos de voltagens disponíveis: 110v e 220v. Ambas são eficientes e suficientes para determinados tipos de aparelhos elétricos. No entanto, cada aparelho elétrico está configurado para um tipo de voltagem específica.
Isto é, se a sua televisão está configurada para 110v e você ligá-la em uma voltagem 220v, ela vai queimar. Afinal, a corrente é mais forte do que o aparelho suporta.