Os transformadores trifásicos podem ser utilizados em diferentes aplicações, como indústrias, grandes empresas e, até mesmo, iluminação pública. Possuem grande potência e robustez, o que garante o oferecimento de um excelente custo-benefício.
Neste texto, a equipe da WISE Transformadores reuniu todas as informações sobre esse tipo de transformador para que você possa saber mais sobre o assunto. Confira!
O que é um transformador trifásico?
Os transformadores trifásicos podem ser descritos como equipamentos que possuem três segmentos, um feito para cada fase elétrica.

Sua função é transformar o nível de tensão da energia elétrica que passa de um circuito a outro, promovendo mais segurança e eficiência energética em diversos tipos de aplicações.
Para isso, o transformador conta com três bobinas e em cada uma delas há dois enrolamentos, o primário e o secundário. Os enrolamentos primários são conectados diretamente na fonte de alimentação, enquanto os enrolamentos secundários são conectados às cargas.
Dessa maneira, é feita a transferência de energia de um enrolamento a outro, de modo que haja a “transformação” da tensão elétrica de acordo com o projetado, fazendo com que a tensão de saída seja a especificada para o equipamento/carga a ser conectado. Vale ressaltar, porém, que variações na tensão de entrada podem causar também variações na tensão de saída.
Como funciona um transformador trifásico?
Embora o seu funcionamento possa parecer um pouco complexo, buscamos elaborar um passo a passo para que você entenda melhor a funcionalidade dos transformadores trifásicos:
- O transformador trifásico possui três bobinas.
- Cada bobina possui pelo menos dois enrolamentos – o primário e o secundário.
- O enrolamento primário é conectado às fases de entrada, recebendo a energia.
- O enrolamento secundário é conectado à carga, e recebe a transferência de energia do enrolamento primário.
- Nessa transferência, ocorre a transformação da tensão, que pode ser para elevar a tensão elétrica ou reduzi-la. Isso porque o fluxo magnético gerado no núcleo pelo enrolamento primário é capaz de induzir uma tensão no enrolamento secundário, alterando a tensão elétrica.
- Feito isso, o equipamento ou sistema que será eletricamente alimentado terá a sua tensão adequada ao especificado, desde que a tensão de entrada esteja de acordo com o projetado para o transformador.

Quais as principais aplicações dos transformadores trifásicos?
Por serem mais robustos do que os transformadores monofásicos, os trafos trifásicos podem ser usados em aplicações que exigem mais força e capacidade de potência.
É o caso de grandes indústrias que necessitam de um transformador potente e que garanta a eficiência energética.
Além disso, os trafos trifásicos também podem ser usados em diversas partes do sistema de iluminação pública, garantindo o bom funcionamento da rede e o abastecimento de diversos componentes.
As grandes empresas de geração, distribuição e transmissão de energia também utilizam a robustez de diversos transformadores trifásicos para entregar qualidade e eficiência aos consumidores finais.

Quais são os tipos de transformadores trifásicos?
Existem diversos tipos de transformadores trifásicos que podem ser adquiridos para rebaixar ou elevar a tensão em um sistema elétrico. Aqui na WISE Transformadores você pode encontrar algumas opções como:
- Transformador isolador trifásico.
- Autotransformador trifásico de partida.
- Autotransformador trifásico.
Como você pôde ver, além dos transformadores nós também oferecemos autotransformadores trifásicos, que podem ser usados em aplicações que não requerem isolamento entre primário e secundário.
Veja mais: Diferenças entre Autotransformador e Transformador Isolador.
Qual a diferença entre transformador trifásico e transformador monofásico?
De forma resumida, a diferenciação entre o trafo trifásico e monofásico é bem simples: a quantidade de fases que cada equipamento pode transformar.

O transformador monofásico lida, exclusivamente, com sistemas de uma fase. Já os transformadores trifásicos são projetados para sistemas de três fases, e por serem em geral maiores, possuem a robustez necessária para aplicações mais exigentes, em especial quando possuem caixas de proteção.
Outro ponto que vale destaque é que as opções trifásicas possuem mais robustez e estrutura para ser usada em sistemas complexos e que exigem força do transformador. Uma vez que as opções monofásicas são mais “simples” e adequadas para sistemas mais “leves”, como a energização de eletrodomésticos, por exemplo.
Para saber mais sobre essas diferenciações, veja alguns modelos de transformadores de energia e entenda mais sobre cada um deles.
Vantagens do transformador trifásico
O transformador trifásico pode oferecer uma série de vantagens para quem investe nesse tipo de equipamento. Veja a seguir:
- O transformador faz com que seja possível utilização de equipamentos cuja tensão de alimentação seja diferente da disponível na rede elétrica da sua região.
- Capacidade de potência em geral maior do que a de trafos monofásicos.
- Oferece manutenção relativamente prática e simples, o que pode ser encarado como um excelente custo-benefício.
- Oferece mais segurança para o sistema elétrico, devido à sua capacidade de transformar a tensão com eficiência e agilidade para atender as especificações da carga, assim possibilitando ligar algum equipamento com tensão diferente da rede disponível.
Desvantagens do transformador trifásico
Apesar de haver benefícios que são oferecidos pelos transformadores trifásicos, eles também podem apresentar algumas limitações importantes que merecem atenção na hora de avaliar se essa é uma boa opção para você. Veja:

- Podem ser mais pesados e maiores, quando comparados com os transformadores monofásicos. Assim sendo, se você procura um transporte mais ágil e simples, talvez o trafo trifásico tenha um “defeito” do seu ponto de vista. Claro, que cada um tem a sua aplicação específica.
- Eles podem ser mais caros para aquisição, embora entreguem um resultado que compense o valor investido.
Cabe a você avaliar os pontos positivos e negativos do dispositivo para assim fazer a melhor aquisição para o seu caso.
Inclusive, se precisar de ajuda para escolher o transformador trifásico ideal para o seu caso, conte com a nossa equipe de especialistas!
Onde comprar transformadores trifásicos?
Agora que você já sabe tudo sobre os transformadores trifásicos, é hora de adquirir a opção que esteja mais alinhada às suas necessidades.
Para isso, você pode contar com a equipe da WISE Transformadores!
Estamos aqui para oferecer a você a melhor solução para o seu sistema elétrico, disponibilizando robustez, custo-benefício, qualidade e durabilidade. Entre em contato agora mesmo e solicite o seu orçamento! E aproveite para visitar os nossos produtos em nosso site e assim conhecer um pouco mais sobre o que temos a oferecer a você.
