Os transformadores são dispositivos que conseguem alterar a tensão e a corrente elétricas, tanto para deixá-las maiores ou menores. Eles podem ser utilizados em casa, em empresas ou ainda em indústrias para garantir o bom funcionamento e o fornecimento adequado da energia para o funcionamento dos equipamentos locais.
Se você precisa comprar um, mas não sabe quais são os tipos e qual é o mais indicado para o seu uso, continue lendo o nosso post. Nele você saberá mais sobre a aplicação desses dispositivos e saberá qual é o ideal para a sua empresa.
O que são transformadores?
Os transformadores são equipamentos que conseguem aumentar ou diminuir a tensão e a corrente elétricas, ou seja, servem para possibilitar o uso de um eletrônico 110V em uma rede de 220V, por exemplo.
Eles são formados de enrolamentos de fios, chamados de primário e secundário, e são envolvidos em um núcleo metálico.
Quando a corrente elétrica alternada passa pelo primeiro enrolamento, há a indução de uma corrente, também alternada, no segundo.
Assim, é possível modificá-la e fazê-la ficar dentro dos limites desejados.
É importante entender que sempre que há diminuição na intensidade da corrente, há um aumento na sua tensão e vice-versa, sempre preservando a potência que é transmitida.

Quais são os tipos de transformadores?
Já sabendo como os transformadores funcionam, é mais fácil explicar quais são os tipos existentes no mercado e identificar qual é o ideal para a sua empresa.
Autotransformadores
Os autotransformadores são os tipos mais utilizados em residências e empresas, e fazem a transformação da tensão para 110V em 220V ou o contrário.
Para algumas aplicações específicas, é possível diminuir a tensão ainda mais, transformando 220V em 34, 12 ou ainda 9V, o que é comum para a montagem de circuitos elétricos ou como fonte de alimentação para outros dispositivos.

Transformadores de isolamento
Os transformadores de isolamento são indicados para circuitos eletrônicos, uma vez que ele isola a tensão entre o enrolamento primário e secundário.
Assim, ele consegue reduzir os ruídos, o que é relevante para o segmento e permite que os colaboradores sejam mais produtivos e focados.

Transformadores de força
Os transformadores de força são indicados para empresas que consomem mais de 75 quilowatt (kW) por hora, como:
- indústrias,
- hospitais,
- fábricas,
- shoppings,
- estações de trens,
- supermercados,
- grandes lojas,
- aeroportos.
Esses dispositivos recebem uma tensão acima da média e fazem a sua transformação, o que garante o fornecimento de energia de forma integral para esses estabelecimentos.
Transformadores de baixa tensão
Os transformadores de baixa tensão são utilizados em equipamentos com voltagem mais alta, normalmente entre 220 e 440, como:
- condicionadores de ar industriais,
- redes de iluminação,
- máquinas industriais.
Reatâncias
As reatâncias são utilizadas como filtros de harmônica, reduzindo a corrente de entrada nos equipamentos.
É muito utilizada nas indústrias e empresas e consegue aumentar a performance da produção.

Como escolher os melhores transformadores para a empresa?
O primeiro passo para acertar na escolha dos transformadores é saber qual é o tipo de dispositivo que se deseja.
Apenas a partir dessa definição, torna-se possível definir qual é o modelo mais indicado para você.
No caso dos autotransformadores, por exemplo, eles podem ser monofásicos, bifásicos ou ainda trifásicos, dependendo da sua aplicação.
Nós trabalhamos com reatâncias, transformadores de isolamento e autotransformadores. Entre em contato conosco para conversar com um consultor especializado e garanta o melhor equipamento para a sua empresa.