14 de agosto de 2023

Transformador para Energia Solar – Sistema Fotovoltaico

Transformador para Energia Solar - Sistema Fotovoltaico
Transformador para Energia Solar - Sistema Fotovoltaico
CONTEÚDO DO POST

Um transformador para energia solar pode ser usado de muitas formas. No entanto, o seu objetivo é um só: transformar a tensão da energia produzida a partir do sistema fotovoltaico que está instalado na sua casa, indústria ou comércio para a tensão compatível com a rede local.

Neste artigo, a Wise Transformadores vai te explicar porque é necessário a utilização do autotransformador no sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Além disso, veja as opções de transformadores para sistema fotovoltaico oferecidos pela Wise.

Continue lendo!

O que é a Energia Solar Fotovoltaica?

Com os diversos problemas ambientais provenientes de sistemas de geração de energia através de combustíveis fósseis e a escassez de água que pode causar falta de energia nas hidrelétricas, é vital que a humanidade procure formas alternativas na geração de energia. Uma das formas mais populares e que vem se popularizando é a geração de energia elétrica via energia solar fotovoltaica.

A energia solar fotovoltaica é um sistema em placas de silício que recebem os raios solares e reagem, gerando energia elétrica em corrente contínua

O inversor de frequência converte então a tensão de corrente contínua para corrente alternada e ela é distribuída pelas instalações para sua edificação. Esta forma de gerar energia é a mais sustentável e vem ganhando destaque por ser uma alternativa com baixo impacto ambiental.
Leia o artigo: 4 Modelos de Transformadores de Energia – Conheça!

O que é a Energia Solar Fotovoltaica?
O que é a Energia Solar Fotovoltaica?

Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica funciona da seguinte maneira: o inversor de frequência converte a tensão de corrente contínua para corrente alternada, que por fim, é distribuída pelas instalações para a sua edificação.

Veja na imagem abaixo uma explicação rápida e visual para a geração e uso de energia solar fotovoltaica.

Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?
Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Depois que a energia é gerada através dos painéis solares com as placas de silício, ela é levada ao inverter e transformada em energia elétrica em corrente alternada, adequada para ser usada dentro da sua casa, com segurança e viabilidade para os equipamentos. Isto é, exceto em ocasiões onde a tensão gerada pelo inversor é diferente da tensão da sua região.

Transformador para Energia Solar

Vantagens da utilização da Energia Solar Fotovoltaica

Conheça as vantagens ao utilizar a energia solar fotovoltaica no seu dia a dia:

  • Você estará usando uma energia limpa;
  • A energia solar fotovoltaica é uma fonte inesgotável de energia elétrica;
  • Possui um sistema modular que pode ser alterado conforme a necessidade;
  • O sistema é silencioso;
  • É de fácil instalação;
  • Possui baixa manutenção.

Com a energia solar, é possível garantir uma série de benefícios para toda a estrutura da sua casa ou indústria. Afinal, como é uma fonte de energia inesgotável, a produtividade pode aumentar e não há mais necessidade de utilizar recursos naturais importantes para a sobrevivência humana, como a água.

Vantagens da utilização da Energia Solar Fotovoltaica
Vantagens da utilização da Energia Solar Fotovoltaica

Autotransformadores para Energia Solar Fotovoltaica

Você deve estar se perguntando onde entram os transformadores WISE nesta história, não é?

A grande questão passa pelo inversor de frequência: a maioria deles opera tensão em corrente alternada em 380V de tensão (ou tensões maiores), por questões de custo de produção do equipamento. Porém, curiosamente mais de 60% da população brasileira é atendida com tensão em 220V.

Grandes estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná tem sua tensão trifásica majoritariamente em 220V.

Com isso, se faz necessário o uso de um transformador para conversão da tensão de 380V para 220V. Alguns equipamentos exigem o uso do transformador isolador, com primário e secundário isolados galvanicamente.

A WISE Transformadores possui essa linha de transformadores para sistema fotovoltaico desenvolvida e com aprovação em campo em larga escala há muitos anos. Tratam-se de equipamentos com grupo de ligação Y-Y (estrela-estrela), onde o neutro está acessível tanto no primário quanto no secundário.

Autotransformadores para Energia Solar Fotovoltaica
Autotransformadores para Energia Solar Fotovoltaica

Já em outros equipamentos, é possível o uso do autotransformador. Trata-se de um equipamento com a mesma função do transformador isolador. Porém, com primário e secundário não sendo isolados e tendo o neutro comum.

Com isso, ele se torna menor e consequentemente mais barato. Vale frisar que não existe nenhum decréscimo de qualidade no autotransformador em relação ao transformador isolador, sendo apenas aplicações diferentes.

Vale lembrar que é importante manter a manutenção preventiva dos transformadores sempre em dia, aumentando assim a vida útil do equipamento e fazendo todo o sistema operar de forma adequada e eficiente.

Como funciona o transformador para sistema fotovoltaico

O transformador solar, às vezes é referido erroneamente como inversor de frequência. São dispositivos diferentes! Porém, ambos desempenham um papel crucial no sistema de energia solar fotovoltaica. 

O Inversor é responsável por converter a corrente elétrica contínua, gerada pelos painéis solares, em corrente alternada, que pode ser utilizada nas instalações domésticas e empresariais. Aqui está um resumo simplificado de como funciona:

  1. Captação da energia solar: Os painéis solares fotovoltaicos capturam a energia do sol e a convertem em corrente elétrica contínua (DC).
  2. Transmissão de energia: Essa corrente contínua é então conduzida até o inversor fotovoltaico.
  3. Conversão da corrente: O inversor de frequência converte a corrente contínua em corrente alternada (AC). Esta etapa é crucial, pois a maioria dos equipamentos domésticos e industriais opera com corrente alternada.
  4. Adequação da tensão: Após a conversão para corrente alternada, em muitos casos a energia elétrica ainda não é adequada para a utilização, isso porque o nível de tensão de saída do inversor pode ser diferente do padrão utilizado na região. É aí que entra o Transformador para sistema fotovoltaico, ou transformador solar. Esse transformador irá adequar a tensão de saída do inversor para a tensão utilizada pela rede no local.
  5. Distribuição da energia: Após a adequação, a corrente alternada é então distribuída pela rede elétrica do edifício ou estabelecimento, permitindo a operação de luzes, equipamentos, aparelhos eletrônicos, entre outros.
  6. Interligação com a rede elétrica: Em alguns sistemas, a energia gerada que não é utilizada pode ser enviada de volta para a rede elétrica, gerando créditos ou reduções na conta de energia.

O transformador de energia solar para elétrica é fundamental para esses casos onde é necessário, para que todo o sistema funcione corretamente na sua casa.

Como funciona o Transformador para Sistema Fotovoltaico?
Como funciona o Transformador para Sistema Fotovoltaico?

Autotransformadores para energia solar fotovoltaica

Entenda um pouco mais sobre os autotransformadores para energia fotovoltaica:

  • A maioria dos inversores de frequência opera com 380V de tensão (ou mais) devido aos custos de produção do equipamento.
  • Curiosamente, a maioria da população brasileira é atendida com tensão em 220V.
  • Estados populacionais maiores como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná têm sua tensão trifásica majoritariamente em 220V.
  • Devido a essa discrepância de tensão, é necessário o uso de um transformador para converter a tensão de 380V para 220V.
  • Alguns equipamentos requerem o uso de um transformador isolador, que possui primário e secundário isolados galvanicamente.
  • A WISE Transformadores oferece uma linha de transformadores para sistemas fotovoltaicos, que já foram aprovados e amplamente utilizados em campo.
  • Estes transformadores têm um grupo de ligação Y-Y (estrela-estrela), onde o neutro é acessível tanto no primário quanto no secundário.
  • Para outros equipamentos, o uso de um autotransformador é possível. Este equipamento tem a mesma função do transformador isolador, mas seu primário e secundário não são isolados.
  • O autotransformador, sendo menor, acaba sendo mais econômico.

Vale frisar que não existe nenhum decréscimo de qualidade no autotransformador em relação ao transformador isolador, sendo apenas aplicações diferentes.

Transformadores para sistema fotovoltaico da Wise

A WISE tem toda linha de autotransformadores de tensão padronizada e produzida em larga escala. São mais de 250 peças produzidas mensalmente, contando inclusive com estoque para atender a grande demanda do produto.

Transformadores para sistema fotovoltaico da Wise
Transformadores para sistema fotovoltaico da Wise

Somos uma das empresas líderes de mercado na fabricação de transformadores e autotransformadores para energia solar. Veja o transformador para inversor solar e conte com a gente!

A WISE tem a solução que você precisa para seu sistema fotovoltaico. Conheça nossos Transformadores. Teremos a satisfação em lhe atender em qualquer dúvida.

Contate nossa equipe de vendas e garanta o melhor para sua instalação.

Transformador para Energia Solar
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: