Entender as diferenças entre transformador de alumínio ou cobre é um bom ponto de partida para escolher a melhor opção para o seu caso. Afinal, a diferença na fabricação dos transformadores pode impactar o seu funcionamento, mesmo que minimamente, tanto positiva quanto negativamente em algumas situações.
Por isso, preparamos este conteúdo sobre tipos de transformadores para você tirar as suas dúvidas. Acompanhe.
Transformador de alumínio ou cobre: Entenda as diferenças
Compreender as diferenças básicas entre um transformador de alumínio vs cobre é um bom caminho para uma escolha mais assertiva. Veja o quadro abaixo e tire as suas dúvidas:
Peso | O alumínio possui densidade consideravelmente menor do que o cobre, ou seja, para um mesmo volume terá um peso menor. Porém um transformador de alumínio acaba sendo maior que um de cobre, devido à menor capacidade de condução de corrente, de forma que o transformador de cobre acaba sendo mais fácil de transportar, instalar, manusear, etc. |
Custo | O alumínio é capaz de reduzir o valor pago pelo transformador, já que é mais barato, sem que isso signifique uma perda expressiva da eficiência e dos resultados atingidos pelo uso do equipamento. Por isso, o alumínio apresenta uma vantagem econômica muito maior! |
Condutividade | O cobre é um material mais condutor do que o alumínio em si, por isso, costuma ser associado a uma maior eficiência energética. No entanto, com os avanços tecnológicos esse cenário tem mudado e, hoje, um transformador de alumínio tem atendido às necessidades energéticas de forma efetiva. |
Resistência à corrosão | Ambos os materiais são bons contra a corrosão, pois formam uma camada protetora natural que pode fornecer uma barreira protetora para o material. Porém, pode-se afirmar que o cobre geralmente é mais resistente à corrosão do que o alumínio. |
Transformador de alumínio vs cobre: O que é melhor?
Na realidade, quando pensamos em transformador de alumínio vs cobre, devemos ter em mente que não existe uma resposta única para esse questionamento. Pois tudo depende de uma série de fatores que devem ser avaliados caso a caso, considerando, assim, a aplicação específica, as necessidades de desempenho, o custo, o peso e a eficiência energética.
Sendo assim, o mais prudente a se fazer é conversar com um profissional qualificado para que ele avalie o projeto do seu sistema elétrico e assim apresente uma recomendação de uso do transformador mais adequado para a sua situação.
Vale ressaltar, ainda, que em algumas regiões ou aplicações específicas, pode existir normas que exigem o uso de transformadores de cobre devido a considerações técnicas, de segurança ou ambientais. Por isso, o acompanhamento profissional na hora da instalação pode fazer toda a diferença.
Veja também: Como escolher um fabricante de transformadores monofásicos universais?
O alumínio possui a mesma eficiência que o cobre?
A resposta é complexa, pois depende dos projetos. Com o avanço da tecnologia, foram criadas uma série de alternativas para que seja possível que o transformador de alumínio tenha a mesma eficiência que um transformador de cobre.
A diferença de condutibilidade pode ser compensada aumentando-se a seção do condutor de alumínio em substituição ao cobre, ou seja, adequando o projeto para ter maior eficiência global de forma que possa ser comparável a um projeto de cobre.
Tempos atrás, havia-se um mito de que o alumínio dava mau contato. Porém, atualmente, existem uma série de alternativas que foram criadas para que o bom contato seja garantido, tornando assim, o alumínio tão eficaz quanto ao ao cobre nesse quesito.
Benefícios da utilização do alumínio
Graças ao avanço tecnológico, muitas barreiras vêm sido vencidas e a utilização do alumínio em transformadores vem acontecendo com muito sucesso.
E esta substituição do cobre pelo alumínio tem se tornado uma tendência que beneficia vários setores simultaneamente, entenda porquê:
Nós fabricantes, podemos disponibilizar aos nossos clientes uma variabilidade menor no custo da matéria-prima. Já os nossos clientes, se beneficiam comprando produtos com custo melhor e com a mesma qualidade. A sociedade em geral, que passa a depender menos do cobre, é um material que possui reservas muito limitadas comparadas às reservas atuais de alumínio.
Por fim, podemos afirmar que o alumínio apresenta uma grande vantagem econômica, é um material versátil, de confiabilidade em relação ao cobre e tem se tornado uma opção de qualidade para a aplicação em transformadores.
Onde comprar transformador de cobre ou transformador de alumínio?
Aqui na WISE você encontra diversos tipos de transformadores, para as mais diversas aplicações, com um excelente custo-benefício.
Nossos produtos passam por testes de qualidade rigorosos, com o propósito de oferecer a você o melhor resultado possível em seu sistema energizado.
Entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os modelos de transformadores disponíveis para você! Estamos à disposição para ajudá-lo na seleção da melhor alternativa para o seu caso!