14 de agosto de 2023

O que é Corrente Elétrica? Entenda tudo aqui!

Banner com título 'O que é Corrente Elétrica? Entenda tudo aqui!', exibindo circuito elétrico detalhado com fios coloridos e componentes conectados. Marca WISE Transformadores.
Banner com título 'O que é Corrente Elétrica? Entenda tudo aqui!', exibindo circuito elétrico detalhado com fios coloridos e componentes conectados. Marca WISE Transformadores.
CONTEÚDO DO POST

Entender o que é corrente elétrica poderá ajudá-lo a lidar melhor com o sistema elétrico que você tem em sua casa ou mesmo em sua empresa.

Pensando nisso, a equipe da WISE Transformadores preparou este conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe e tire as suas dúvidas!

Resumo do conteúdo:

  • Corrente elétrica é o fluxo de eletricidade e é representado pela letra A de ampere.
  • As correntes se classificam em Corrente Contínua ou Corrente Alternada.
  • Corrente e tensão não são a mesma coisa.
  • A tensão é medida em Volts e é representado pela letra V.
  • Transformadores elétricos alteram os níveis de tensão e corrente em um circuito elétrico.
  • A escolha de um transformador adequado deve considerar a quantidade de corrente (amperes) que o circuito ou aparelho irá suportar.

O que é corrente na eletricidade?

Para facilitar o entendimento, imagine que a energia elétrica seja como a água em um rio. A corrente do rio é como a corrente elétrica. Assim como podemos medir a corrente do rio em litros por segundo, podemos medir a corrente elétrica em amperes.

Medidor de energia elétrica residencial destacando o monitoramento do consumo em amperes e transmissão de corrente elétrica.
O que é amperes? É uma corrente elétrica?

Cada litro de água é uma “parte” da corrente do rio. Cada ampere, por sua vez, seria uma pequena parte da eletricidade que passa pela fiação da nossa casa, nos equipamentos elétricos, e assim por diante.

Quais são os tipos de corrente elétrica?

A corrente elétrica é classificada em corrente contínua e alternada. Corrente contínua

é representada pela sigla CC (DC – Direct Current, em inglês) e corrente alternada é representada pela sigla CA (AC – Alternate Current, em inglês).

A corrente contínua, tem uma tensão e uma corrente unidirecional e exerce sua função por meio de um fluxo de elétrons. Portanto, o circuito da CC possui pólos positivos e negativos que não prejudicam o seu sentido de circulação.

Podemos usar esse tipo de corrente em circuitos de baixa tensão, como os eletroeletrônicos, por exemplo. Além disso, as baterias e as pilhas também usam a CC para funcionar.

A corrente alternada, se caracteriza por sua intensidade e por sua direção que varia constantemente. Diferentemente da CC, podemos transportar a corrente alternada por longas distâncias e, além disso, usar em grandes potências. 

Utilizamos este tipo de corrente para transmissões de energia elétrica a longas distâncias, por conta da facilidade de alteração da sua tensão por meio dos transformadores. Além disso, a corrente alternada tem perdas de energia muito menores do que a corrente

contínua. A transmissão da corrente alternada é mais eficiente do que a da contínua, por isso, é esse tipo de corrente que utilizamos em nossas casas. 

Qual é a relação entre corrente e potência?

A potência, medida em Watts, CV ou VA, dependendo da aplicação, é na verdade uma medida da quantidade de trabalho que a eletricidade pode fazer por unidade de tempo e é calculada como o produto da corrente (em ampere) pela tensão (em volt ). O valor da corrente é proporcional a tensão e inversamente proporcional a potência. Para facilitar o entendimento temos abaixo o triângulo das potências.

 Leia também: Como os transformadores elétricos funcionam?

Quantos ampere tem a tomada?

A corrente elétrica que uma tomada de parede suporta varia dependendo do país e dos padrões elétricos locais. No caso do Brasil, é comum que as tomadas sejam de 10 amperes.

Eletricista usando chave de fenda isolada para ajustar conexões em fios coloridos, representando segurança e fluxo de amperes e corrente elétrica em instalações.
As tomadas brasileiras são de 10 amperes.

Em contrapartida, nos Estados Unidos esse número pode ser um pouco maior, chegando a 16 amperes. É sempre importante verificar esses detalhes para garantir que os dispositivos elétricos só sejam conectados em tomadas com segurança.

Corrente e tensão são a mesma coisa?

Muitas pessoas que não sabem o que é corrente podem ter essa dúvida. No entanto, não, corrente e tensão não são a mesma coisa, mas, sim, são duas grandezas fundamentais na eletricidade, mas descrevem fenômenos diferentes. Veja uma descrição que pode te ajudar a entender a diferença entre ambos:

●   Corrente elétrica (A). A corrente elétrica refere-se ao fluxo de eletricidade que passa por um ponto específico em um circuito por unidade de tempo. Em outras palavras, é como o “fluxo” de elétrons em um circuito. Uma corrente maior, significa que mais elétrons estão passando por um ponto em um circuito a cada segundo.

●     Tensão Elétrica (V). A tensão é uma espécie de “força motriz” que empurra os elétrons ao longo de um circuito. Pode ser considerada como uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, e é essa diferença de potencial que motiva a corrente a fluir. 

Uma tensão maior significa mais força para empurrar os elétrons.

Ambos trabalham juntos no funcionamento dos dispositivos elétricos. A corrente (Ampere) representa a quantidade de elétrons que estão se movendo, enquanto a tensão (volts) é a força que os impulsiona.

Eletricista inspecionando e analisando painel elétrico com fios e dispositivos, representando o fluxo de corrente elétrica em sistemas complexos, que responde o que é amperes e o que é corrente elétrica.
Cada ampere é uma pequena parte da eletricidade que passa pela fiação.

Assim, você pode imaginar a tensão como a altura de uma cachoeira e a corrente como a quantidade de água que cai.

Uma cachoeira mais alta (maior tensão) pode potencialmente liberar mais água (corrente) para baixo, mas a quantidade de água que realmente flui depende de outros fatores, como o tamanho do rio abaixo.

Por fim, é importante notar que embora tensão e corrente sejam diferentes, eles estão relacionados.

Qual a relação entre corrente e os transformadores elétricos?

Os transformadores elétricos são dispositivos utilizados para alterar os níveis de tensão em um circuito elétrico. 

A base de funcionamento de um transformador tem como princípio a indução eletromagnética e é comumente usado em aplicações onde a tensão precisa ser adaptada de acordo com a carga que será alimentada .

Um transformador altera a tensão e a corrente de uma maneira inversamente proporcional para manter a mesma quantidade de potência elétrica. Isso significa que, se a tensão aumentar, a corrente diminuirá, e vice-versa.

Assim sendo, o que é corrente nesse caso? Corrente é uma parte importante e deve ser levado em consideração na escolha de um transformador. Os transformadores devem ser projetados para suportar a corrente necessária na entrada e na saída, e o circuito conectado à saída dos transformadores também deve ser capaz de suportar a corrente de saída aumentada se a tensão for reduzida. Se a corrente que flui através do transformador for muito alta, isso pode causar superaquecimento e danos potenciais ao transformador. Portanto, é importante que o transformador seja capaz de lidar com a corrente máxima que será exigida dele.

Para encontrar a melhor opção para o seu sistema elétrico, conte com a WISE Transformadores! Nossa equipe de especialistas pode ajudá-lo a selecionar o transformador mais adequado para o seu caso. Conte com a gente!

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: