5 de fevereiro de 2021

Energia solar: como funciona e quais são os seus benefícios?

Energia solar: como funciona e quais são os seus benefícios
Energia solar: como funciona e quais são os seus benefícios
CONTEÚDO DO POST

A energia solar ganhou popularidade ao longo dos anos, isso porque a população vem se preocupando cada vez mais com o meio ambiente e passou a buscar fontes de energia mais limpas e renováveis. 

Por utilizar a luz solar e não emitir gases poluentes que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, essa forma de geração de energia está recebendo grandes investimentos tanto por parte de empresas quanto pela população.

O efeito fotovoltaico, do qual falaremos em seguida, foi descoberto em 1876, mas apenas a partir de 1950 células fotovoltaicas de silício passaram a ser produzidas. O alto custo dificultava a produção em larga escala, contudo, a crise do petróleo de 1973 fomentou as pesquisas nessa área.

Hoje os países que mais utilizam a energia solar são China, Estados Unidos, Itália, Japão e Alemanha, isso se deve ao fato de ter havido apoio do governo, do aumento do interesse dos investidores e principalmente pela queda do custo de fabricação das células.

No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), apenas 0,02% de toda a energia gerada é solar:

Nosso país possui uma posição geográfica muito favorável no globo terrestre quando se fala em geração de energia solar. Por ser localizado tropical localizado próximo da linha do Equador, o Brasil acaba recebendo 40% a mais de radiação solar do que alguns países da Europa, como a Alemanha, por exemplo. Isso significa que o Brasil possui uma capacidade muito maior de gerar energia solar e há muito potencial de crescimento. Mas afinal, como funciona a geração de energia solar?

Como funciona?

A geração de energia solar ocorre a partir da captação da luz pelas células fotovoltaicas. Cada célula é composta por uma camada fina de silício com carga negativa e outra camada mais grossa de silício com carga positiva. Quando essas duas células estão separadas elas são eletricamente neutras, mas ao serem unidas formam um campo elétrico.

A incidência de luz solar sobre as células faz os fótons se chocarem com os elétrons transformando a estrutura do silício em condutor. Ao ligar a camada positiva e a negativa com um condutor externo surge uma corrente que é mantida enquanto houver luz solar, isso se chama efeito fotovoltaico.

Quais são os benefícios?

A geração de energia solar possui inúmeros benefícios, o principal deles é o baixo impacto ambiental. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar não emite gases ou resíduos poluentes e não há geração de ruídos ou dejetos.

Dentre os benefícios para o consumidor é possível citar o decrescente valor de instalação, manutenção da parte elétrica uma vez por ano e a lavagem dos módulos a cada 6 meses. 

Além disso, a vida útil do sistema pode chegar a 25 anos e ao gerar energia elétrica em sua própria casa haverá uma queda significativa de perda de energia como ocorre atualmente com o processo de transmissão e distribuição.

Se você está pensando em instalar um sistema de geração de energia solar vai precisar de um transformador para inversor solar e a Wise Transformadores pode te ajudar.

Há mais de vinte anos no mercado, a Wise Transformadores possui o inversor solar ideal para sua empresa ou residência. Os materiais de qualidade e a alta tecnologia utilizada no processo de fabricação garante a confiabilidade de nossos produtos.

Entre em contato conosco pelo telefone (47) 3276-8600 ou via e-mail vendas@wisetransformadores.com.br para fazer um orçamento ou sanar suas dúvidas, temos uma equipe qualificada e pronta para te ajudar. 

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: