Existem várias diferenças entre o autotransformadores e os transformadores isoladores. Estas diferenças são uma das maiores dúvidas entre os consumidores. Neste post, iremos te explicar quais são elas.
Autotransformadores e Transformadores Isoladores
As principais diferenças entre o autotransformador e o transformador isolador são: número de enrolamentos, isolação, indução, tamanho, corrente de excitação, impedância, custo, perdas e aplicação. A seguir iremos te explicar cada uma delas.
Número de enrolamentos
O autotransformador possui apenas um enrolamento enrolado em um núcleo laminado. O transformador isolador tem dois enrolamentos separados, isto é, enrolamento primário e secundário.

Isto é, a diferença entre transformador e autotransformador é, basicamente, que o primeiro possui uma bobina única, enquanto que o segundo possui dois enrolamentos. Esse tipo de diferenciação já provoca aplicações distintas para cada modelo.
Por isso, saber reconhecer essas diferenciações é fundamental para tomar a melhor decisão na hora de escolher um equipamento para o seu sistema elétrico.
Isolação
No caso do autotransformador, os enrolamentos chamados de primário e secundário são “uma coisa só”, ou seja, não são isolados galvanicamente. Porém, no caso do transformador, há uma “separação” física entre os enrolamentos incluindo também um material isolante, o que promove uma isolação ainda maior entre o primário e o secundário.
Indução
Como o próprio nome nos dá a entender, o autotransformador trabalha cotidianamente com o princípio da “autoindução”.
Já no caso de um transformador isolador, essa indução será mútua.
Tamanho
Os autotransformadores possuem um tamanho fisicamente menor do que o transformador isolador. Por conta dessa característica, é possível aplicá-lo em ambientes menores e espaços mais limitados, otimizando o desempenho e garantindo as performances necessárias, mesmo com um equipamento de tamanho menor.
Corrente de excitação
O autotransformador também possui uma corrente de excitação ligeiramente menor do que a presente no transformador isolador.
Impedância
A impedância do autotransformador é menor que a do transformador isolador.
Custo
Um autotransformador possui a característica de utilizar apenas um enrolamento, além de que o equipamento é menor fisicamente, utilizando menos material para a sua composição e, consequentemente, reduzindo os custos.
Já um transformador isolador pode ter um custo um pouco mais elevado. Por isso, é de suma importância saber analisar qual tipo de dispositivo é ideal para cada ambiente/necessidade.
Perdas
Por ser menor em tamanho, as perdas dos autotransformadores sempre são menores que as do transformador isolador.
Aplicação de transformador e autotransformador
Autotransformadores são utilizados na adequação de tensão de forma mais simples. Uma máquina que tem a tensão diferente da rede, em forma simples como:
Rede → Autotransformador → Máquina é um exemplo clássico disto. Já transformadores isoladores devem ser utilizados em situações em que seja necessário a isolação extra.
Onde encontrar transformadores e autotransformadores de qualidade?
A Wise Transformadores conta com uma linha de autotransformadores e transformadores isoladores para atender seu cliente da melhor forma, na aplicação adequada. Se estiver em dúvida, consulte nossa equipe e teremos prazer em lhe auxiliar.
Conheça os nossos autotransformadores e transformador isolador:
Autotransformador trifásico

Os autotransformadores trifásicos da Wise podem ser usados como elevadores ou rebaixadores de tensões, adaptando-as aos requisitos de tensão dos equipamentos ou sistemas a serem alimentados.
Sendo assim, costumam ser utilizados em aplicações que não requer isolamento entre primário e secundário, uma vez que há apenas um só “enrolamento”.
Tratam-se de equipamentos com um excelente custo-benefício, uma vez que são mais baratos, menores e mais leves, o que otimiza o uso no dia a dia.
Veja um pouco mais sobre as caraterísticas desse equipamento:
- Potência: a partir de 1kVA.
- Tensões padrões: 220, 380 ou 440V.
- Classe de temperatura F (155°C), limite de elevação de temperatura.
- Tensão de isolação 0,6kV.
- Frequência 50Hz ou 60Hz
- Grau de proteção: IP00, IP23 (padrão), IP43 ou IP54.
- Fator K para uso em locais com harmônicas (sob consulta).
- Altitude normal até 1000 metros acima do nível do mar.
- Temperatura ambiente até 40°C.
- Mediante solicitação, outros dados técnicos podem ser considerados para atender necessidades especiais.
Transformador isolador trifásico

O transformador isolador trifásico da Wise também pode ser usado como rebaixadores ou elevadores, adaptando as mais diversas tensões às necessidades de equipamentos e sistemas.
Esses transformadores são ideais para aplicações que exigem o isolamento galvanizado entre o sistema primário e secundário. Isto significa que o equipamento ou sistema que será alimentado pelo transformador deverá estar eletricamente isolado da rede de alimentação.
Veja um pouco mais sobre esse equipamento, atentando-se aos dados técnicos:
- Potência: a partir de 1kVA.
- Classe de temperatura: F (155°C), limite de elevação de temperatura nos enrolamentos de 105°C.
- Tensão de isolação: 1,1kV.
- Frequência: 50Hz ou 60Hz.
- Grau de proteção: IP00, IP23 (padrão), IP43 ou IP54.
- Grupos de Ligação: Delta/Estrela (padrão), Estrela/Delta, Estrela/Estrela (mediante especificação prévia).
- Fator K para uso em locais com harmônicas (sob consulta).
- Altitude normal até 1000 metros acima do nível do mar.
- Temperatura ambiente até 40°C.
- Mediante solicitação, outros dados técnicos podem ser considerados para atender necessidades especiais.
Agora que você já sabe a diferença entre transformador e autotransformador, é hora de adquirir o equipamento que esteja mais alinhado às suas necessidades. E lembre-se: em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para lhe ajudar!