WISE Transformadores
Vendas / Geral
47 3276-8600
Compras
47 3276-8609

Diferenças entre Autotransformadores e Transformadores Isoladores

Home / Blog / Diferenças entre Autotransformadores e Transformadores Isoladores
21/08/2019

Existem várias diferenças entre o autotransformador e o transformador isolador. Estas diferenças são uma das maiores dúvidas entre os consumidores. Neste post, iremos te explicar quais são elas.

 

Autotransformador x Transformador Isolador

As principais diferenças entre o autotransformador e o transformador isolador são: número de enrolamentos, isolação, indução, tamanho, corrente de excitação, impedância, custo, perdas e aplicação. A seguir iremos te explicar cada uma delas.

 

Número de Enrolamentos 

O autotransformador possui apenas um enrolamento enrolado em um núcleo laminado. O transformador isolador tem dois enrolamentos separados, isto é, enrolamento primário e secundário.

 

Isolação 

No autotransformador, o primário e secundário não são isolados galvanicamente. No transformador isolador, sim.

 

Indução 

O autotransformador trabalha com o princípio da autoindução. O transformador isolador com a indução mútua.

 

Tamanho

O autotransformador é sempre menor fisicamente que o transformador isolador. Isso possibilita que o autotransformador seja aplicado em espaços menores mantendo as características de performance originais.

 

Corrente de excitação 

A corrente de excitação do autotransformador é menor que a do transformador isolador.

 

Impedância 

A impedância do autotransformador é menor que a do transformador isolador.

 

Custo 

Como o autotransformador se utiliza de apenas um enrolamento e é menor fisicamente, utiliza menos material e consequentemente seu custo é menor que o do transformador isolador.

 

Perdas 

Por ser menor em tamanho, as perdas dos autotransformadores sempre são menores que a do transformador isolador.

 

Aplicação

Autotransformadores são utilizados na adequação tensão de forma mais simples. Uma máquina que tem a tensão diferente da rede, em forma simples como:

Rede → Autotransformador → Máquina é um exemplo clássico disto. Já transformadores isoladores devem ser utilizados em situações em que seja necessário a isolação extra.

Um exemplo é após os inversores de frequência, que geram harmônicas que distorcem a rede. Neste caso o transformador isolador se faz necessária para evitar que essa distorção chegue de maneira prejudicial a rede.

A WISE conta com a linha de autotransformadores e transformadores isoladores para atender seu cliente da melhor forma, na aplicação adequada. Se estiver em dúvida, consulte nossa equipe e teremos prazer em lhe auxiliar.