22 de maio de 2023

Como funciona um Autotransformador Trifásico?

Como funciona um Autotransformador Trifásico?
Como funciona um Autotransformador Trifásico?
CONTEÚDO DO POST

Você sabe o que é um autotransformador? Tem ideia de como funciona um autotransformador trifásico? Não? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje! Pois nele vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre este assunto.

Primeiramente, iremos lhe explicar o que é um transformador para, depois disso, caracterizar um autotransformador. Pois desta forma você saberá como funcionam as etapas e saberá por que é importante investir neste tipo de produto.

Vamos lá?

Entenda o que é um transformador

Para que possamos compreender o que é um autotransformador e como ele funciona, é importante que saibamos, primeiramente, o que é um transformador. 

Como funciona um Autotransformador Trifásico?
Como funciona um Autotransformador Trifásico?

Basicamente, o transformador é responsável por adequar diferentes tensões de energia elétrica. Uma de suas principais aplicações é a de transformar as tensões que vêm da rede de alta tensão, para a tensão que utilizamos em nossas residências, geralmente 220v, 110 v ou 127 v. 

Vale lembrar que estas variações acontecem de acordo com cada região do país e, portanto, é preciso estar sempre atento a tensão para que não sejam prejudicados alguns equipamentos, por exemplo. Até mesmo por conta dessas variações que o transformador é necessário.

Veja também: Transformadores trifásicos: Tire todas as suas dúvidas!

O que é um autotransformador?

Agora que já sabemos o que é um transformador, podemos pensar nas funções e objetivos do autotransformador

Como mencionamos anteriormente, cada região do país poderá apresentar a sua própria tensão de voltagem diferente. Desse modo, é preciso que os equipamentos e instalações sejam adequados à essa tensão disponível na rede, evitando que prejudiquem os mesmos.

É aqui que entra o trabalho do autotransformador. De acordo com o especificado no projeto, o transformador altera a tensão de entrada para uma tensão de saída, com o objetivo de convertê-la para uma tensão adequada e não causar danos nos equipamentos a serem alimentados.

Desse modo, o autotransformador sempre trabalhará com o intuito de adequar a tensão para alimentar algum ou mais equipamentos. Vale ressaltar que o autotransformador, assim como o transformador, é projetado para potências diferentes, ou seja, dependendo da carga a ser acionada, o transformador pode ser diferente.

Conheça a diferença entre autotransformador e transformador isolador.  

O que é um Autotransformador?
O que é um Autotransformador?

Como funciona um autotransformador?

Basicamente, o autotransformador é feito para alterar a tensão que a rede de energia está enviando para uma tensão adequada para um equipamento (ou carga) a ser acionado. 

Imagine, por exemplo, o seu computador. Vamos supor que a tomada que você deseja ligá-lo apresenta uma tensão de 220 v. Entretanto, você sabe que o seu computador foi projetado para uma tensão de 127 v. Isso significa que se você ligá-lo direto na rede, ele poderá ser danificado.

Autotransformador Trifásico

Desse modo, ao utilizar o autotransformador apropriado, ele mudará a tensão de entrada (rede de 220V) para uma tensão de saída de 127V. Fazendo com que a tensão esteja de acordo com o equipamento,e o mesmo funcione normalmente, dentro de todas as suas funções, e não seja prejudicado. Vale ressaltar que o transformador/autotransformador é um elemento passivo, e diferenças de tensão na entrada, farão com que na saída exista também uma diferença. Ou seja, o autotransformador não serve para proteger o seu equipamento de distúrbios da rede de alimentação, apenas serve para adequar a tensão normal da rede para a tensão de operação do equipamento. 

Leia o artigo: Para que serve um transformador monofásico?

Opte sempre por qualidade e credibilidade

Viu só como entender o que é um autotransformador é muito mais fácil do que você pensava? Pois é! Agora você já sabe qual a importância do mesmo e, por conta disso, é igualmente imprescindível que você saiba escolher opções de qualidade e que realmente auxiliem nos cuidados com a parte elétrica em sua casa ou empresa.

Assim você garantirá a proteção necessária, visto que este tipo de área precisa de atenção para, desse modo, não acarretar em consequências que podem, até mesmo, serem perigosas.

Caso tenha alguma dúvida sobre qual tipo de autotransformador é o ideal para você, converse com a nossa equipe especializada no assunto. Nós iremos lhe apresentar a opção que melhor se enquadra em suas necessidades, a fim de manter a qualidade no cuidado com o equilíbrio energético de sua empresa ou residência. Conte com a gente!

Para que serve um Autotransformador Trifásico?
Para que serve um Autotransformador Trifásico?

Para que serve o autotransformador trifásico?

Como vimos no decorrer deste conteúdo, o autotransformador trifásico tem a capacidade de transformar tensões e correntes da entrada para a saída, dentro de um sistema elétrico.

Pode ser utilizado em diversos sistemas diferentes, como, por exemplo:

  • Ajuste de tensão: O autotransformador trifásico pode ser usado para diminuir ou elevar a tensão de um sistema que também seja trifásico. Essas transformações na tensão acontecerão de acordo com as necessidades específicas do sistema ou mesmo das cargas que estão a ele conectadas previamente definidos e especificados para o projeto do autotransformador. Sendo assim, é ideal em situações quando é necessário fornecer níveis de energia diferentes para equipamentos em um mesmo sistema.

Veja também: Qual a diferença entre trafo e transformador?

Quais as vantagens e desvantagens de um autotransformador trifásico?

Como todo equipamento, o autotransformador trifásico pode apresentar tanto vantagens quanto desvantagens. Saber quais são elas é crucial para avaliar se esse é o tipo de equipamento que você deseja ter no seu sistema elétrico. Veja só:

Vantagens de um autotransformador trifásico

  • Mais compacto e leve: Um autotransformador trifásico é muito mais leve e menor do que os transformadores convencionais. Isso porque compartilham parte do enrolamento, necessitando de menos cobre e ferro em sua composição.
  • Menor custo: Esse tipo de equipamento também costuma ser mais barato do que os transformadores convencionais. 
  • Fácil instalação: Ao conhecer todas as características do equipamento trifásico, sua instalação tende a ser relativamente simples e prática.
Quais as vantagens e Desvantagens de um Autotransformador Trifásico?
Quais as vantagens e Desvantagens de um Autotransformador Trifásico?

Desvantagens de um autotransformador trifásico

  • Menor isolamento elétrico: Em comparação aos transformadores convencionais, o autotransformador trifásico possui um menor isolamento elétrico entre o enrolamento primário e secundário. Isso quer dizer que eles não são ideais para sistemas que necessitam de um alto nível de isolamento elétrico.

Por isso, se você tem dúvida quanto ao tipo de transformador ou autotransformador para o seu projeto, não deixe de contatar um especialista no assunto para garantir melhores resultados.

Autotransformador Trifásico
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: