WISE Transformadores
Vendas / Geral
47 3276-8600
Compras
47 3276-8609

Como Funciona o Transformador de Isolamento?

Home / Blog / Como Funciona o Transformador de Isolamento?
24/09/2019

Nos dias atuais, os transformadores estão sendo muito utilizados, mas ainda é muito comum surgirem dúvidas referente aos modelos e suas funções, já que existem vários, por isso, continue lendo este artigo para saber como funciona o transformador isolador.

O papel da tecnologia nos transformadores

O avanço da tecnologia fez surgir inovações e melhorias para diversos setores, inclusive para a eletricidade, que desenvolve a capacidade de funcionamento de cada equipamento.

Antes disso, não podemos esquecer de comentar o que faz a energia elétrica chegar corretamente dentros dos equipamentos, uma vez que, não é uma tarefa tão fácil de ser executada.

Com isso, a WISE Transformadores utiliza um exemplo que torna mais claro este entendimento, veja:

Quando colocamos um aparelho na tomada, e em seguida apertamos um botão, os processos simultâneos que ocorreram são diversos, e isso tudo se deve ao uso do transformador, sendo o responsável para que a energia chegue a sua residência. 

O que é um Transformador?

Acreditamos que para ser mais fácil o entendimento de um transformador isolador, seria interessante ter o conhecimento sobre o que é um transformador e seu funcionamento geral.

O transformador é responsável por transformar a energia elétrica, mudando os níveis de tensão para que fique apta para o equipamento ou componente que irá receber. 

Basicamente, a função do transformador é tornar possível que a energia seja composta de todas as características necessárias, fazendo com que funcione adequadamente em um aparelho ou componente.

Como Funciona o Transformador Isolador?

Cada transformador possui uma funcionalidade que foi projetada para atender as necessidades de cada tipo de equipamento, dentre os diversos modelos de transformadores, está o transformador isolador.

Em cada transformador existem dois enrolamentos, sendo o primário e o secundário. Em relação ao transformador isolador, há dois enrolamentos, no qual ele consegue manter nos enrolamentos a mesma tensão, ou seja, se o enrolamento primário recebe uma tensão de 125V, no enrolamento secundário também teremos 125V. Interessante, né?

Para que serve o transformador isolador?

Segundo a Fábrica WISE, este modelo de transformador é ideal para circuitos eletrônicos, porque ele tem a capacidade de isolar a tensão entre os enrolamentos, logo, reduz a quantidade de ruídos no isolamento secundário, algo que é muito relevante para a eletrônica.

O funcionamento se dá através das duas espirais de fios, conhecidas por circuito primário e circuito secundário que dependem da variação do fluxo magnético, sendo assim, só funcionam em correntes alternadas.

Se você se interessou pelo assunto dos transformadores, acompanhe aqui no blog, existem vários artigos falando sobre os transformadores e suas funcionalidade em geral, para que você se torne um expert sobre o assunto.